ARM DÁ INÍCIO AO PROJETO 1.08 FORMAÇÃO MODULAR PARA EMPREGADOS E DESEMPREGADOS

A Associação de Restaurantes de Matosinhos, enquanto entidade de referência na área da restauração, direciona a sua atuação para a promoção de ações que visem o desenvolvimento social, económico, turístico e cultural do concelho de Matosinhos e a melhoria da qualidade do sector da restauração.
Assim, no âmbito da candidatura aprovada ao abrigo do POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, deu início ao projeto 1.08 Formação Modular para Empregados e Desempregados, tendo por objetivo a qualificação de profissionais para melhorar a qualidade, competitividade e afirmação regional, nacional e internacional dos restaurantes que integram a Associação.
Saiba mais.

ARM PARTICIPA EM INTERCÂMBIO – MOBILIDADE ERASMUS+ BÈGLES – PABLO NERUDA

Associação de Restaurantes de Matosinhos coopera em Intercâmbio com jovens estudantes franceses que frequentam as escolas de Segunda Oportunidade na Região da GIRONDE (sul de França) que decorre em Matosinhos, Santo Tirso e Porto em janeiro de 2017. Integrou 5 jovens franceses durante quatro dias, a meio tempo, em restaurantes associados que, tendo sempre presente a barreira de uma língua estrangeira e a falta de experiência dos estagiários, garantiram o sucesso desta iniciativa pela forma profissional e afetuosa como os receberam.

O Departamento da GIRONDE, região do sul de França e a Caixa de Mitos – Agência para a Inovação Social organizaram um programa de atividades inseridas no quadro da mobilidade de alunos do PROGRAMA ERASMUS+, um intercâmbio com Escolas de Segunda Oportunidade e experiências de curta duração em Empresas nos sectores da Restauração/Hotelaria, da Agricultura e do Mar.

O projeto é descrito pelos responsáveis do Departamento da GIRONDE da seguinte forma:

“Um pedido de co-financiamento, apresentado pelo “Département de la Gironde”, foi entregue em Março de 2013 e foi aceite em Junho de 2015, no âmbito do dispositivo: “ERASMUS+ Mobilidade dos indivíduos com fins educativos e de formação” dirigindo-se aos jovens em formação profissional inicial escolar.

Por conseguinte, no período de 2015/2017, no âmbito das suas políticas a favor da juventude e do programa educativo europeu ERASMUS+, o “Département de la Gironde” oferece a possibilidade de uma mobilidade europeia para 8 turmas da Gironde do 9º ano SEGPA (Secção de Ensino Geral e Profissional Adaptado). A SEGPA é um programa específico da Educação Nacional para os alunos dos 12 aos 16 anos que têm dificuldades em aprender num contexto tradicional. O ensino combina disciplinas gerais, como Matemática, Inglês, Francês, Desporto, História, com a descoberta de diferentes campos profissionais: jardinagem, construção, restauração, manutenção, venda e marketing.

Através desta iniciativa, o “Département de la Gironde” aponta para um público do ensino básico frágil, pouco levado a afastar-se da sua região de origem, por razões principalmente ligadas a um grupo social, muitas vezes, desfavorecido.

A oportunidade da mobilidade profissional europeia é de reativar a ideia de uma formação reconhecida de uma forma inovadora e motivadora, permitindo aos alunos confrontarem-se com outros modelos, despertando o desejo de ir mais longe nas suas qualificações, mas também nas suas vidas profissionais.”


Para mais informações, consulte: http://webetab.ac-bordeaux.fr/t3_0331880p/index.php?id=21486

ARM PARTICIPA NO 'SO FOOD SO GOOD – PORTUGAL TASTE'

A Associação de Restaurantes de Matosinhos participou, na “So Food So Good- Portugal Taste”, a maior feira do ano para os profissionais do setor agroalimentar, que decorreu, na Exponor, nos dias 27, 28 e 29 de Outubro, com os patrocínios do programa "Portugal Sou Eu” e da MAKRO.
Com o objetivo de aproximar a produção agroalimentar dos setores de retalho e distribuição, estiveram presentes empresas fornecedoras de produtos alimentares e ainda empresas de equipamentos e de serviços focados no canal HORECA.
O recinto encontrava-se dividido em seis áreas temáticas: Exposições, Show Cooking, Creative Show Cooking, Cooking Lab, Tasting Experience e Food Forum.

ENTREVISTA DO PRESIDENTE DA ARM | JORNAL DE NOTÍCIAS

"Restauração: Setor é o maior empregador de Matosinhos e tem beneficiado do turismo para combater sazonalidade e reduzir precariedade".

A proximidade com o porto de mar de Leixões é um dos motivos para "tanta qualidade" de matéria-prima, à qual se associa "uma preparação única no mundo". As duas combinadas contribuem para a afirmação de Matosinhos como "um ponto estratégico na promoção do turismo gastronómico" e "sala de jantar" já não do Grande Porto mas de todo mundo.

ARM participa na Conferência “Matosinhos, Mar de Oportunidades”

A Associação de Restaurantes de Matosinhos, com a presença do seu Presidente de Direção, Rui Sousa Dias, no painel de oradores, participa na Conferência “Matosinhos, Mar de Oportunidades” que decorre a 13 de outubro, no Terminal de Cruzeiros de Leixões.

A conferência é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com o Jornal de Notícias e com o Fórum Oceano, e debaterá temas como o conhecimento e a tecnologia, a investigação, o empreendedorismo, a educação ambiental, a gastronomia, a cultura, o lazer, o turismo e a logística, reunindo um importante conjunto de atores e agentes de desenvolvimento marítimo, apostando em valorizar o mar enquanto vetor estruturante de desenvolvimento e em abrir caminho às sinergias necessárias para a criação de uma verdadeira economia de matriz oceânica.

Em Matosinhos, o mar confunde-se com a vida. É do mar que vem diariamente o peixe que impulsionou o desenvolvimento industrial de Matosinhos e que sustenta a afamada gastronomia da cidade, agora nacional e internacionalmente reconhecida pela marca World’s Best Fish. É pelo mesmo mar que banha as praias do concelho, e promove o seu desenvolvimento turístico, que chegam e partem as mercadorias que transformaram Matosinhos numa importante plataforma logística.

As inscrições são gratuitas. Para mais informações, consulte aqui.

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE RESTAURANTES DE MATOSINHOS | ENTREVISTA TSF | PRAIA DO TITAN - MATOSINHOS

Quem cá esteve, recomenda a quem cá vem!

‘Bom dia, Sr. Presidente da Associação de Restaurantes de Matosinhos, Rui Sousa Dias, (...) Matosinhos é de facto um bom sítio para merendar, porque ainda não podemos falar de almoço, nem de jantar, falaremos daqui a pouco, mas é um bom sítio para refeiçoar?’

É verdade, Matosinhos é efetivamente a sala de jantar do Grande Porto. Nós temos a felicidade de estar muito próximo de um porto de pesca que nos traz todos os dias peixe de qualidade excelente, o peixe desta zona do Atlântico tem uma característica muito própria e em Matosinhos apurámos uma forma de preparação que faz a diferença e faz com que as pessoas, os locais venham porque conhecem e os turistas que nos visitam ficam deliciados e querem repetir, aconselham-nos, portanto, facilmente conseguimos ter aquela publicidade que é boa para nós, que é o boca-a-boca, a indicação de quem cá esteve, recomenda a quem cá vem! (…) A oferta, em termos de número de restaurantes, é grande. Eu, já agora aproveitava para dizer que estamos num sítio onde, eu arrisco a dizer e digo isto com facilidade, em qualquer restaurante em Matosinhos se come bem, porque o produto de base é bom, é o peixe, portanto, independentemente das características do restaurante ou da forma de o preparar, temos sempre uma matéria-prima de eleição.

‘E a escolha, Rui? A escolha?’

A escolha é, chega ao sítio onde estão os restaurantes concentrados e procura o que tem lugar para si, porque vai ser bem atendido de certeza! Já agora eu gostava de lhe dizer uma coisa: independentemente de almoçar ou de jantar, em Matosinhos pode efetivamente merendar, porque uma boa parte dos restaurantes começam a servir ao meio-dia e só param às 22:30/23:00; durante toda a tarde tem um sítio onde o servem como se fosse hora da refeição (principal).
‘(...) A Gastronomia de Matosinhos cada vez mais apreciada e elogiada a nível nacional e internacional, é considerada uma das âncoras, um produto turístico de primeira grandeza, que ele até há quem venha a Matosinhos só para refeiçoar. Vamos espreitar a travessa do World´s Best Fish.’


‘Bom dia, Sr. Presidente da Associação de Restaurantes de Matosinhos, Rui Sousa Dias, explique-nos lá esta ideia genial deste Best Fish’

Nós, em Matosinhos, temos realmente o melhor peixe do Mundo. A Câmara teve a feliz ideia e tomou a iniciativa de criar esta Marca, que é uma Marca bem conseguida, é apelativo o nome World's Best Fish e o interessante é que os clientes de fora que nos visitam acabam por dizer que a qualidade que nós temos na nossa restauração faz jus àquilo que é a tentativa de divulgação desta Marca e que pretendemos que seja uma Marca muito forte. Levar mais longe aquilo que se faz em Matosinhos é efetivamente potenciar um setor que representa uma indústria importantíssima para o concelho, para a economia local, mas também para a economia nacional, porque Turismo faz-se com boa comida, Turismo faz-se com bons vinhos e nós, em Matosinhos, realmente temos a felicidade de conseguir fazer isso.

Eu gostava de aproveitar para lhe dizer que felizmente este Verão foi bom, muito bom [‘O dinheiro entrou na caixa?’] Entra sempre, entra sempre e é bem necessário, porque a Restauração está agora a sair de um período de grande esforço; toda a sobrecarga fiscal de que foi alvo durante os últimos 4 anos, esforçou realmente demasiado as empresas e é bom porque este movimento (…) e o contágio que nós temos pelo facto de estarmos aqui tão perto do Porto, um Centro tão aconselhado e tão visitado por pessoas de fora, por gentes de fora, faz com que uma coisa que era inimiga do nosso setor, que era a sazonalidade, cada vez se sinta menos. Nós felizmente conseguimos manter fora da época alta, que é sempre a melhor, de Maio a Outubro, manter um funcionamento que faz com que seja muito mais equilibrada a saúde financeira, a tesouraria das empresas.

In http://www.tsf.pt/…/matosinhos---praia-do-titan-5360374.html

CHANCELA RESTAURANTE 100 % | INSCRIÇÕES ABERTAS

A Câmara Municipal de Matosinhos volta a apostar na excelência e na qualidade do seu setor da restauração, de crucial importância económica no concelho, dando continuidade ao projeto CHANCELA RESTAURANTE 100%, com o objetivo de impulsionar e difundir as melhorias necessárias ao nível de HACCP (análise de perigos e controlo de pontos críticos), bem como estimular a qualidade das instalações e do atendimento, através da valorização e disseminação de boas práticas. A CHANCELA RESTAURANTE 100% significa, para o estabelecimento, um atestado de mérito de excelência.

Caso esteja interessado, deve candidatar-se, o mais breve possível, para economialocal@cm-matosinhos.pt ou geral@armatosinhos.com, indicando a identificação do estabelecimento (nome, número de contribuinte e morada). Pode ainda dirigir-se à Associação de Restaurantes onde o auxiliaremos a efectuar a sua inscrição.


Os parceiros que assinaram o acordo de parceria para avaliação das candidaturas e integram a comissão são: Câmara Municipal de Matosinhos, Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT), Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), Associação de Restaurantes de Matosinhos (ARM), Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos (AECM), e a Confraria do Mar.

IVA | APLICAÇÃO DAS TAXAS DIFERENCIADAS | 01 JULHO 2016

CONSUMO NO ESTABELECIMENTO

Prestações de serviços de alimentação e bebidas para consumo no estabelecimento, incluindo esplanada, quer haja serviço de mesa, quer seja em regime de self-service. (Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março, artigo 145.º, ponto 3)

TAXA INTERMÉDIA – 13%

Alimentação, incluindo Pastelaria
Águas lisas naturais
Produtos de cafetaria em geral, como café, carioca de café, café solúvel, cevada, café com leite, descafeinado, carioca de limão, cacau, chocolate, leite, leite com chocolate, achocolatados, chá/infusão, iogurtes


TAXA MÁXIMA – 23%

Bebidas Alcoólicas
Refrigerantes
Sumos
Néctares
Águas gaseificadas ou adicionadas de gás carbónico ou outras substâncias


CONSUMO FORA DO ESTABELECIMENTO

Refeições prontas a consumir, nos regimes de pronto a comer e levar ou com entrega ao domicílio.
(Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março, artigo 145.º, ponto 1.8)


TAXA REDUZIDA – 6%

Pão
Leite
Leite com chocolate
Iogurtes
Sumos de frutos ou produtos hortícolas
Néctares


TAXA INTERMÉDIA – 13%

Produtos alimentares que consistam em refeições preparadas, prontas a consumir
Águas lisas naturais
Águas gaseificadas ou adicionadas de gás carbónico, com exceção das águas adicionadas de outras substâncias
Vinho


TAXA MÁXIMA – 23%

Produtos de Pastelaria
Bebidas Alcoólicas
Águas adicionadas de outras substâncias
Refrigerantes
Cerveja
Batatas Fritas de Pacote
Gelados


NOTA: Quando o serviço incorpore elementos sujeitos a taxas distintas para o qual é fixado um preço único, o valor tributável deve ser repartido pelas várias taxas, tendo por base a relação proporcional entre o preço de cada elemento da operação e o preço total que seria aplicado de acordo com a tabela de preços ou proporcionalmente ao valor normal dos serviços que compõem a operação. Não sendo efetuada aquela repartição, é aplicável a taxa mais elevada à totalidade do serviço. (Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março, artigo 145.º)

ASSOCIAÇÃO DE RESTAURANTES PROMOVE VISITA AO TERMINAL DE CRUZEIROS COM ASSOCIADOS

O nosso agradecimento à APDL.

RAL – RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS DE CONSUMO

Termina amanhã, 23 de Março, o prazo de adaptação de seis meses para os fornecedores de bens ou prestadores de serviços à Lei n.º 144/2015, de 08 de setembro, que veio estabelecer novas regras para as entidades de resolução alternativa de litígios de consumo e também obrigações para as empresas, isto é, sem prejuízo dos deveres a que se encontrem sectorialmente vinculados por força da legislação especial que se lhes aplique, os fornecedores de bens ou prestadores de serviços estabelecidos em território nacional devem informar os consumidores relativamente às entidades de RAL disponíveis ou a que se encontram vinculados por adesão ou por imposição legal decorrente de arbitragem necessária, devendo ainda informar qual o sítio eletrónico na Internet das mesmas, (…) de forma clara, compreensível e facilmente acessível no sítio eletrónico na Internet dos fornecedores de bens ou prestadores de serviços, caso exista, bem como nos contratos de compra e venda ou de prestação de serviços entre o fornecedor de bens ou prestador de serviços e o consumidor, quando estes assumam a forma escrita ou constituam contratos de adesão, ou ainda noutro suporte duradouro, (art. 18º).
O local da celebração do contrato de compra e venda de um bem ou da prestação de serviços, que em regra coincide com o local do estabelecimento, determina o centro de arbitragem competente.

Para informações, entre em contacto com a sua Associação.
Pode ainda consultar o folheto informativo preparado pela Direção-Geral do Consumidor aqui e/ou contactar a Direção-Geral do Consumidor através do seguinte número de telefone: 707 788 787 (das 9h30 às 17h30).


CENTRO DE ARBITRAGEM DE COMPETÊNCIA GENÉRICA
Contratos celebrados na Área Metropolitana do Porto: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.


CICAP - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225 Porto
Tel.: 225 508 349 / 225 029 791 / Fax: 225 026 109
cicap@mail.telepac.pt
www.cicap.pt


CENTROS DE ARBITRAGEM DE COMPETÊNCIA ESPECÍFICA


SETOR AUTOMÓVEL – Centro de Arbitragem do Setor Automóvel
Av. República, 44, 3º esq. - 1050-194 LISBOA
Tel.: 217 827 330 e 217 951 696 / Fax: 217 952 122
Telemóvel: 918 713 378 / 933 732 918 / 964 771 928
info@centroarbitragemsectorauto.pt
www.centroarbitragemsectorauto.pt


SETOR SEGUROS – Centro de Informação, Mediação, Provedoria e Arbitragem de seguros
Rua Infante D. Henrique nº 73, 1º Piso - 4050-297 PORTO
Tel.: 226 069 910 / Fax: 226 094 110
cimpasnorte@cimpas.pt
www.cimpas.pt

O MATOSINHENSE - ENTREVISTA

Rui Sousa Dias
Presidente da Direção da Associação de Restaurantes de Matosinhos
Visionário, detalhista e pragmático, assim é Rui Sousa Dias. Natural do Porto, o bem-sucedido detentor de dois dos mais emblemáticos restaurantes da Quadra Marítima, falou-nos da génese, da evolução e das perspetivas futuras da Associação de Restaurantes de Matosinhos, à qual preside desde a sua fundação.
Nesta entrevista, traça contingências do setor da Restauração, defende a unidade em prol de superiores sinergias e aposta na internacionalização, como forma de promover o que de melhor o mar traz para a mesa.
Luís Manuel Martins
Diretor

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DA ANCPU

A Associação de Restaurantes de Matosinhos vem convidá-lo a estar presente na Sessão de Esclarecimento promovida pela ANCPU - Associação Nacional de Controlo de Pragas Urbanas sobre Norma Portuguesa - Gestão de Pragas - NP EN 16636 CEPA, conforme Cartaz em anexo. Esta iniciativa irá decorrer no Salão Nobre da Junta de Leça da Palmeira, no próximo dia 18 de Janeiro, das 14h30 às 17h00.

Para maior comodidade e devido ao número limitado de lugares, solicitamos que confirme a sua presença em geral@ancpu.pt ou geral@armatosinhos.com.

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DA ASAE

A Associação de Restaurantes de Matosinhos vem convidá-lo a estar presente na "Sessão de Esclarecimento da ASAE" que irá decorrer no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, no próximo dia 18 de Janeiro, das 15h00 às 17h00, conforme programa em anexo.

Esta sessão permitirá aos empresários da restauração e do alojamento local o esclarecimento de dúvidas com que se deparam no exercício da sua actividade.

Para maior comodidade e devido ao número limitado de lugares, solicitamos que confirme a sua presença em geral@armatosinhos.com ou ehtp.gabcomunicacao@turismodeportugal.pt

PESTNIX NA REVISTA PAÍS POSITIVO//SOL

A parceira da ARM no âmbito do Controlo de Pragas, em entrevista na Revista País Positivo - Edição n.º 88, Dezembro 2015, do jornal Sol.

Prestar serviços de desinfestação tem os seus "quês". Não é apenas aplicar um produto qualquer, que, quanto mais forte, melhor; há que ter consciência das medidas de segurança e de que se está a lidar com saúde pública, com influência directa no meio ambiente. A Pestnix – Desinfestações e Proteção Ambiental, Lda – presta serviços de desinfestação de excelência e são, por isso, reconhecidos por todo o país. Em entrevista ao País Positivo, João Leitão, Administrador, fala sobre a empresa e sobre um setor que, apesar da nítida importância, é tão pouco conhecido e valorizado na sociedade.

Veja também a entrevista da ANCPU – Associação Nacional de Controlo de Pragas Urbanas.

ARM PARTICIPA NO 40º COLÓQUIO DA QUALIDADE

A Associação de Restaurantes de Matosinhos participou no painel “Gestão da Qualidade no Setor Alimentar (ASAE e Restauração) – parcerias para Excelência e Rigor - PROVAR”, juntamente com a ASAE, a AHRESP e a IRAE.


Assumindo-se como uma Marca e um Compromisso, o SPQ Expo 2015 – Fórum da Qualidade, regressa à EXPONOR para a sua 2ª edição, de 12 e 13 de novembro de 2015. Como grandes áreas de referência destacam-se a Normalização, Metrologia e Qualificação.

Em simultâneo, realizar-se-á o 40º COLÓQUIO DA QUALIDADE com o tema "Qualidade: Inspirar a Gestão, Melhorar o Desempenho" , evento anual da APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade, reconhecido, a nível nacional, como sendo o acontecimento mais importante organizado em torno das temáticas da Qualidade e da Excelência organizacional e um ponto de encontro privilegiado para a partilha de conhecimentos e práticas, reflexão e debate.

In http://www.spqexpo.exponor.pt

Convite

A Associação de Restaurantes de Matosinhos, parceira da Inforaprende, tem a honra de convidar V(as) Exa(s) a participar no

III Congresso de Formação e Inovação de Matosinhos. “Aqui no Mar”

Decorrerá no dia 6 de Novembro 2015,

Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.

O Ingresso é gratuito para todos os participantes. No entanto, por razões de ordem logística, os convites reserva são atribuídos a todos os interessados mediante confirmação.

Devido ao grande interesse despertado por este evento, solicita-se a confirmação para o email congresso.inforaprende@gmail.com

Confirmação até dia 4 de Novembro.

Fique a conhecer a apresentação do Programa aqui.

ARM HOMENAGEADA NA GALA DA CIDADE '15 – MÉRITO E EXCELÊNCIA


A Associação de Restaurantes de Matosinhos foi homenageada, no passado dia 30 de Outubro, na “Gala da Cidade ´15 – Mérito e Excelência”, um evento organizado pela Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira, que decorreu no Auditório da Exponor.
Parabéns pelo evento e nosso bem-haja!

Nova Lei do Álcool

Entra hoje em vigor a nova Lei do Álcool, Decreto-Lei n.º 106/2015, de 16 de junho, que vem alterar o Decreto -Lei n.º 50/2013, de 16 de abril.

Assim, passa a ser proibido facultar, independentemente de objetivos comerciais, vender ou, com objetivos comerciais, colocar à disposição, bebidas alcoólicas em locais públicos e em locais abertos ao público a menores ou a quem se apresente notoriamente embriagado ou aparente possuir anomalia psíquica.

A proibição da disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas deve constar de aviso impresso com carateres facilmente legíveis e sobre fundo contrastante afixado de forma visível nos locais públicos e abertos ao público.

CONVOCATÓRIA | REUNIÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DE MATOSINHOS | 27 ABRIL | 16:30

Caro(a) Empresário(a),

No âmbito dos novos projetos em curso das esplanadas e grelhadores, informamos que irá decorrer uma reunião, no próximo dia 27 de Abril, Segunda-Feira, pelas 16h30, na Câmara Municipal de Matosinhos.

Salientamos que é de extrema importância a comparência de todos os interessados.

Confirme a sua presença através dos contactos habituais.

Sessão de Esclarecimento "O Financiamento da Atividade Turística no Portugal 2020".

Comunicamos que irá decorrer, durante a manhã do próximo dia 10 de Abril, Sexta-Feira, em Guimarães, a Sessão de Esclarecimento "O Financiamento da Atividade Turística no Portugal 2020", organizada pelo Turismo de Portugal, com o apoio da CCDRN e do TPNP.
De modo a estar devidamente informado sobre o financiamento no âmbito do Portugal 2020 e dos apoios possíveis ao seu negócio, informamos que, em breve, iremos promover uma sessão local para si na sua Associação.

A Associação de Restaurantes tem mais um serviço: venda de Livros de Reclamações


Caro Empresário, a partir deste momento, já pode adquirir o Livro de Reclamações do seu estabelecimento na Associação de Restaurantes de Matosinhos.

REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO E BEBIDAS

A Associação de Restaurantes de Matosinhos, em parceria com a AHRESP, vem convidar todos os empresários da restauração a estarem presentes, no próximo dia 18 de Março, pelas 15h, na Assembleia da República, no plenário sobre a Petição "PELA REPOSIÇÃO DO IVA NOS SERVIÇOS DE RESTAURAÇÃO E BEBIDAS".

Atendendo ao número limitado de lugares, agradecemos que confirme a sua presença, AQUI, ou através dos seguintes contactos:

ARM
:       220 962 537 ou geral@armatosinhos.com
AHRESP: 213 527 060 ou, ahresp@ahresp.com

Associação de Restaurantes de Matosinhos – novos órgãos sociais


Após a eleição dos novos órgãos sociais que aconteceu na Assembleia-Geral, no passado dia 19/01/2015, decorreu ontem a primeira Reunião de Direção para definir estratégia de atuação e desenvolvimento do Plano de Atividades para 2015.

Assim, nos próximos 3 anos, a ARM conta com o envolvimento, interesse e participação de todos os Associados e, em particular, dos seguintes elementos:


Mesa de Assembleia: Manuel Pinheiro (O Gaveto), Dra Margarida Mendes e Agostinho da Silva (Rei da Sardinha Assada).

Direção: Rui Sousa Dias (Valentim e Dom Peixe), Valentim dos Santos (S. Valentim), António Ferreira (Arquinho do Castelo), Paula de Sousa (Toupeirinho) e Tiago Borges (Central do Churrasco).

Conselho Fiscal: João Vieira (Casa Chaves), Fernando Pinto (Veleiros) e Olinda da Silva (Marisqueira Serpa Pinto).

II Congresso de Formação de Matosinhos

A ARM vai estar presente, no próximo dia 14 de Novembro, no "II Congresso de Formação de Matosinhos", a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal. Podem ainda consultar toda a informação Aqui!

A Associação de Restaurantes de Matosinhos apoia o Festival de Teatro

Os Associados A Margarida, A Recoleta, Dom Peixe, O Barco Velho, O Gaveto, O Lusitano, O Manel, O Valentim, Petisqueira Seven, Taberna da Boémia e Tequilha estão a apoiar o Festival de Teatro quer com descontos, quer com ofertas em refeições. Este Festival, a primeira edição do “Cena Contemporânea de Matosinhos em Português”, decorrerá até 30 de Setembro e inclui quase uma dezena de espetáculos teatrais, mas também debates, concertos e exposições.

ARM em Paris

A ARM foi convidada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal a associar-se ao evento Salão do Imobiliário e do Turismo Português, que se realizou de 16 a 18 de Maio de 2014, no prestigiado Parque de Exposições da Porte de Versailles, em Paris.
Veja o video:
 

EXPONOR | CERANOR E PORTOJÓIA | SETEMBRO

No âmbito de uma parceria entre a ARM e a EXPONOR, os visitantes e expositores da Ceranor e Portojóia beneficiam de um desconto de 10%, durante o mês de setembro de 2014, em 30 dos nossos Associados.

Consulte os restaurante clicando aqui:
Ceranor
Portojóia

Associação de Restaurantes de Matosinhos distinguida na Galiza

Associação de Restaurantes de Matosinhos distinguida na Galiza, no passado dia 26 de Julho, pela Orden de la Cigala de Marín, com"Diploma de Honor Y Medalla".

Veja os melhores momentos da XX Festa da cigala de Marín Aqui!

Evento Corte Presunto de Bolota 100% Ibérico Cinco Jotas & Vinhos RISO

A ARM promoveu, no passado dia 22 de Julho de 2014, o Evento de Corte Presunto de Bolota 100% Ibérico Cinco Jotas & Vinhos RISO.

Para mais informações consulte:    https://www.facebook.com/armatosinhos/

Direitos de Autor

A ARM marcou presença no workshop da Sociedade Portuguesa de Autores, que decorreu no Museu Nacional de Soares dos Reis, com o tema "CULTURA E ECONOMIA: Para que serve o Direito de Autor?
Saiba mais sobre a nossa presença em:  http://www.spautores.pt

2º Aniversário da Loja Interativa de Turismo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro

Realiza-se no dia 19 de Junho das 10h às 19h.

Formação de Inglês | Início a 25 de Março (Terça-feira)

Informam-se todos os inscritos na formação de Inglês, que as aulas têm início no próximo dia 25 de Março (Terça-Feira), às 15.30h nos escritórios da ARM.

ASAE esclarece empresários de Matosinhos

ASAE esclarece empresários de Matosinhos sobre disposições legais e boas práticas no sector da Restauração.
No próximo dia 9 de Abril, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), vai estar presente em Matosinhos, num encontro dirigido aos empresários e colaboradores da área de Restauração.”
Esta iniciativa, com a temática “Disposições legais e boas práticas a ter em consideração pelos estabelecimentos de restauração”, é promovida pela Associação de Restaurantes de Matosinhos (ARM) com a colaboração da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), irá ter lugar no Cineteatro Constantino Nery, pelas 15H30, e representa uma oportunidade única para os responsáveis do sector colocarem questões e tirarem as suas dúvidas, de forma a poderem cumprir com os requisitos legais exigidos à sua área de negócio. A ARM, através do seu Gabinete Técnico, pretende com a realização desta sessão de esclarecimento dar o seu contributo direto para a regulação do setor da restauração em Matosinhos, onde tem vindo a apostar numa colaboração próxima com as entidades competentes e os seus associados.
A sessão será gratuita para os Associados da ARM, e para Não Associados a participação terá um custo de 5€.
Todas as inscrições são obrigatórias.
Os interessados poderão fazer a inscrição aqui Link

Para mais informações, contacte-nos através de marketing.comunicacao@armatosinhos.com ou 220 962 537

BTL - Feira Internacional de Turismo

No próximo dia 13 de Março (Quinta-Feira), a Associação de Restaurantes de Matosinhos vai-se deslocar à BTL para promover a Gastronomia Matosinhense.
A ARM, com o Apoio da Camara Municipal Matosinhos disponibiliza transporte gratuito para quem quiser visitar a Feira.
Venha visitar a maior Feira de Turismo realizada em Portugal, e tenha a oportunidade de contactar com os principais agentes do sector turístico nacional e internacional.
Disponibilidade limitada ao numero de lugares de veiculo.
Para marcar a sua presença, contacte a ARM.

Apoios:
Turismo do Porto e Norte de Portugal
Câmara Municipal de Matosinhos

Restaurantes de Matosinhos aprofundam conhecimentos sobre o Vinho do Porto

Ação de Formação do IVDP – Vinho do Porto-05 de Março de 2014

No próximo dia 5 de Março, vários restaurantes do concelho de Matosinhos irão participar, uma vez mais, numa ação de formação de Vinho do Porto subordinada ao tema "Saber Servir, Vender Melhor".
Promovida pela Associação de Restaurantes de Matosinhos (ARM), em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), a formação irá realizar-se nas instalações desta Associação e tem por objetivo principal proporcionar aos empresários e aos seus colaboradores um conhecimento mais aprofundado sobre os diversos tipos de vinho, de modo a potenciar a comercialização deste produto, de acordo com as especificidades de cada estabelecimento.
Os restaurantes presentes poderão experienciar a polivalência do vinho do Porto, através dos diferentes sabores, texturas e temperaturas e aprender novas formas de incluir o Vinho do Porto na refeição dos seus clientes, dinamizando novas oportunidades de consumo e otimizando a experiência vinícola dos seus clientes.
Esta iniciativa encontra-se inserida num conjunto de serviços que a ARM tem vindo a disponibilizar aos restaurantes seus associados com o intuito de apoiar e qualificar o setor da restauração em Matosinhos.

Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho

Lei n.º 3/2014
Assembleia da República

Procede à segunda alteração à Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, que aprova o regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho, e à segunda alteração ao Decreto-Lei n.º 116/97, de 12 de maio, que transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 93/103/CE, do Conselho, de 23 de novembro, relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde no trabalho a bordo dos navios de pesca.

Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça n.º 15/2013

III. Decisão
Com base no exposto, o Pleno das secções criminais do Supremo Tribunal de Justiça decide:

a) Fixar a seguinte jurisprudência:
A aplicação, a um televisor, de aparelhos de ampliação do som, difundido por canal de televisão, em estabelecimento comercial, não configura uma nova utilização da obra transmitida, pelo que o seu uso não carece de autorização do autor da mesma, não integrando consequentemente essa prática o crime de usurpação, p. e p. pelos arts. 149.º, 195.º e 197.º do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

INFORMAÇÃO

Dá-se conhecimento a todos os Associados, que se irá realizar Assembleia Geral, no próximo dia 29 de Janeiro (Quarta-Feira) a ter lugar na sede desta Associação, sita na Rua Heróis de França, 211, 3ºEsq, pelas 15.30h.
Atentamente, A Direção

Associação de Restaurantes de Matosinhos renova Bolsa de Emprego

A Associação de Restaurantes de Matosinhos renovou mais um serviço, a Bolsa de Emprego, através da qual pretende potenciar a proximidade entre a procura e a oferta de emprego no setor da restauração em Matosinhos e aumentar, deste modo, a sua política de apoio à restauração e aos profissionais deste setor, disponibilizando um canal privilegiado no processo de recrutamento e seleção de pessoal, com a vantagem de divulgação de grande escala das suas ofertas de emprego.

Este serviço tem por objetivo ser o ponto de encontro entre quem procura e quem disponibiliza emprego no setor da restauração de forma a fomentar o emprego e melhorar os índices de empregabilidade no setor da restauração em Matosinhos.

Para quem procura emprego, e para potenciais empregadores,

A adesão ao serviço prestado pela Bolsa de Emprego, poderá ser realizada através do preenchimento do respetivo Formulário

Os dados constarão na base de dados pelo prazo de 12 meses, findo o qual, será eliminado da base de dados, ou renovado caso o candidato o expresse.

Para mais informações, por favor, contacte:
ARM | Associação de Restaurantes de Matosinhos
Telf: 220 962 537
Inscrições: bolsadeemprego@armatosinhos.com
Bolsa de Emprego

Formação Financiada: Inscrições Abertas

A ARM irá realizar uma nova acção de formação financiada orientada para todos os trabalhadores e desempregados da área da restauração.

Esta acção de formação, pretende preparar os formandos para as exigências do sector da restauração, desenvolvendo as suas qualificações, fomentando a qualidade dos seus serviços, ou a entrada no mercado de trabalho.

As inscrições estão abertas para trabalhadores e desempregados do sector da restauração nas áreas de:

•Inglês Técnico
•Francês Técnico
•Outras formações

Formação financiada com duração de 25/50 horas.
Conheça os nossos serviços, seleccione as ofertas que melhor se adequam ao seu perfil e conte connosco para aumentar as suas qualificações.

Mais informações: 220962537
Inscrições: geral@armatosinhos.com
Inscrições Abertas

Congresso de Formação - "Gestão e novas formas de trabalho"

“A globalização tem vindo a mudar o paradigma comercial e organizacional… A cada ano as transformações mundiais associadas às consequentes alterações do comportamento humano e às inovações tecnológicas estão em franca aceleração, forçando as organizações a inserirem-se nesse processo de mudança continuada, num esforço permanente de adequação ao mercado e em que todos os atores nos diferentes níveis são chamados a intervir… visando a competitividade no mercado globalizado.

Este congresso apoiado num painel de palestrantes de excelência, apresentará através de uma abrangência diversificada de temas pertinentes do presente e para o futuro, que, no seu conjunto, desejamos possam contribuir para o enriquecimento na formação de profissionais que se pretendem cada vez mais no caminho da excelência em competência e empreendedorismo.

Deixamos-lhe pois o convite para connosco, neste Congresso compartilhar da oportunidade de podermos aceder a experiências e conhecimentos em profícuo e agradável convívio.”
22 e 23 de Novembro de 2013